Beijing, 8 mar – A China recebeu o primeiro lote de dados de seu recém-lançado satélite de observação terrestre, anunciaram os cientistas responsáveis pela espaçonave nesta terça-feira.
O satélite L-SAR 01B foi enviado para órbita por um foguete Longa Marcha-4C em 27 de fevereiro.
O L-SAR 01 da China consiste em um grupo de satélites composto por dois satélites equipados com radar de abertura sintética (SAR, em inglês) de banda L, nomeadamente o L-SAR 01A e o L-SAR 01B. O primeiro foi enviado ao espaço em 26 de janeiro.
A estação terrestre localizada no distrito de Miyun, em Beijing, rastreou e recebeu os dados de downlink com um total de 16,55 gigabytes do L-SAR 01B, informou o Instituto de Pesquisa de Informação Aeroespacial da Academia Chinesa de Ciências, responsável pelo design do radar e recepção de dados do grupo de satélites.
“SAR” refere-se a um sistema de radar de imagem de microondas que emite ondas eletromagnéticas para a Terra e recebe ecos. Pode tirar fotos de micro-ondas de alta definição da superfície da terra.
Os dois satélites serão encarregados de fornecer dados para apoiar os recursos terrestres, mapeamento, silvicultura, prevenção de desastres e usos emergenciais.