Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Xi enfatiza garantir fornecimento de produtos agrícolas essenciais e construir rede de seguridade social mais forte

Beijing – O presidente chinês, Xi Jinping, enfatizou no domingo colocar a melhoria da capacidade abrangente de produção agrícola em uma posição mais proeminente e continuar os esforços para promover o desenvolvimento de alta qualidade da seguridade social.

Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente da Comissão Militar Central, fez as declarações ao visitar conselheiros políticos nacionais dos setores da agricultura e bem-estar e previdência social, que participam da quinta sessão do 13º Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC).

Xi participou da reunião conjunta do grupo e ouviu seus comentários e sugestões.

Ele sublinhou a garantia do fornecimento dos principais produtos agrícolas, especialmente grãos, como a máxima prioridade na vitalização rural.

Em nome do Comitê Central do PCCh, Xi estendeu saudações festivas e melhores votos às mulheres de todos os grupos étnicos e de todas as esferas da vida do país antes do Dia Internacional da Mulher.

Wang Yang, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh e presidente do Comitê Nacional da CCPPC, esteve presente durante a visita e discussão.

VANTAGENS ESTRATÉGICAS DA CHINA

Ao longo do ano passado, vários empreendimentos do Partido e do país registraram novas e importantes conquistas, que são fruto do trabalho árduo de todos os chineses. Os conselheiros políticos também deram suas contribuições, disse Xi.

A situação internacional está passando por mudanças profundas e complexas e o mundo entrou em um novo período de turbulência, disse Xi, acrescentando que internamente a China enfrenta árduas tarefas de reforma, desenvolvimento e estabilidade.

Ainda assim, a China possui múltiplas vantagens estratégicas, incluindo a forte liderança do PCCh, a força institucional do socialismo com características chinesas e uma base sólida acumulada no desenvolvimento sustentado e rápido do país, disse Xi.

Graças ao grande agregado econômico e ao enorme mercado doméstico da China, os fundamentos econômicos sólidos de longo prazo permanecerão inalterados, disse ele, acrescentando que a economia tem forte resiliência e vitalidade.

Xi também observou a estabilidade de longo prazo da sociedade chinesa e a confiança e determinação do povo chinês para superar as dificuldades.

“TIGELA DE ARROZ CHINESA”

A China alimentou quase um quinto da população mundial com 9% das terras aráveis e 6% dos recursos de água doce do mundo, disse Xi, saudando essa conquista duramente obtida e alertando contra um lapso de atenção na questão da segurança alimentar.

É errado pensar que o abastecimento de alimentos não é mais um problema em uma sociedade industrializada, ou contar com o mercado mundial para resolver a questão, acrescentou.

Xi destacou manter a produção anual de grãos em mais de 650 milhões de toneladas e “encher a tigela de arroz do povo chinês principalmente com grãos chineses”.

Xi disse que controlar o desperdício de alimentos é uma tarefa de longo prazo que requer esforços incessantes.

Chamando as terras agrícolas de base para garantir o desenvolvimento sustentável da nação chinesa, Xi destacou o cultivo de 1 bilhão de mu (cerca de 66,67 milhões de hectares) de terras agrícolas de alto padrão e a garantia de que a área de terras agrícolas permaneça acima de 120 milhões de hectares.

A solução definitiva para salvaguardar a segurança alimentar está em aprimorar a ciência e a tecnologia, disse Xi.

A segurança dos recursos de germoplasma está intimamente relacionada à segurança nacional, disse Xi, acrescentando que a China deve fortalecer sua indústria de sementes para obter autossuficiência no desenvolvimento científico e tecnológico do setor e manter os recursos de germoplasma do país independentes e controláveis.

Ele sublinhou a garantia do abastecimento eficaz de carnes, legumes, frutas e produtos aquáticos e outros tipos de alimentos para além dos grãos.

Esforços devem ser feitos para desenvolver biotecnologia e bioindústria, promover ativamente a reforma estrutural agrícola do lado da oferta e desenvolver diversas variedades de alimentos, de acordo com Xi.

CUIDANDO DOS VULNERÁVEIS

Xi disse que a vitalização rural envolve mais do que desenvolvimento econômico, pedindo educação ética e moral entre os agricultores e governança baseada na lei. Ele exigiu esforços contínuos para reprimir gangues ou clãs criminosos nas áreas rurais, pedindo mecanismos para realizar esse trabalho regularmente.

Crimes relacionados a pornografia, jogos de azar e drogas nas áreas rurais, bem como atos ilegais e criminosos que infrinjam os direitos e interesses de mulheres e crianças devem ser punidos, disse Xi.

Observando que a China construiu a maior rede de previdência social do mundo, Xi pediu esforços para desenvolver um sistema de pensão de multicamadas e multipilares para trazer mais pessoas ao sistema de previdência social.

Ele também pediu um melhor sistema de previdência social para os trabalhadores com emprego flexível, destacando os esforços para expandir a cobertura do seguro-desemprego, seguro de acidentes de trabalho e seguro maternidade.

Atenção e cuidado extras devem ser dados aos grupos vulneráveis, disse Xi, acrescentando que os idosos e as crianças nas áreas rurais devem receber mais apoio.

Melhor trabalho deve ser feito em termos de reabilitação, educação e emprego para as pessoas com deficiência, disse Xi, exigindo esforços para garantir a segurança pessoal e as necessidades básicas de vida de mendigos e pedintes, e apoio e cuidado para pessoas com transtornos mentais.

Atos ilegais de intimidação ou abuso de mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência devem ser erradicados, disse Xi.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo