Beijing, 7 mar – A China é sempre uma amiga confiável dos países do Pacífico Sul, disse na segunda-feira o conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores, Wang Yi.
A China está disposta a trabalhar com os países do Pacífico Sul para dar um novo exemplo de apoio mútuo, solidariedade e cooperação entre países de diferentes tamanhos e com diferentes sistemas, disse Wang em uma entrevista coletiva.
Observando que a China ajudou Tonga quando enfrentou erupções vulcânicas, apoiou as Ilhas Salomão em seus esforços para restaurar a ordem social e enviou vacinas e equipamentos médicos para países do Pacífico Sul para combater a COVID-19, Wang disse que a China está disposta a trabalhar com países do Pacífico Sul para ajudar uns aos outros ao enfrentar desafios conjuntamente.
A China continuará a fornecer ajuda econômica e técnica aos países do Pacífico Sul sem condições políticas, disse ele.
A Reserva de Suprimentos de Emergência China-Países insulares do Pacífico foi colocada em operação, e um centro de cooperação sobre mudanças climáticas e um outro para a cooperação de desenvolvimento e de redução da pobreza serão completados em breve, acrescentou Wang.