Beijing, 7 mar – O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, saudou na segunda-feira a cooperação entre a China e a região da América Latina e Caribe (ALC).
A ALC é uma região promissora e vital e não é o quintal de ninguém, disse Wang em entrevista coletiva. “O que as pessoas nesta região precisam é de imparcialidade, justiça e cooperação mutuamente benéfica, não de política de poder, hegemonia ou intimidação.”
A China e os países da ALC são todos membros do mundo em desenvolvimento, com aspiração compartilhada por independência, desenvolvimento e vitalização, disse ele.
Desde o início da pandemia da COVID-19, a China se engajou em uma cooperação ativa com os países da ALC, fornecendo quase 400 milhões de doses de vacinas e quase 40 milhões de unidades de suprimentos antipandêmicos para a região, disse ele.
No ano passado, o comércio entre os dois lados ultrapassou US$ 400 bilhões pela primeira vez, disse Wang.
“A China continuará a aprofundar a amizade, expandir a cooperação e trabalhar em conjunto com os amigos da ALC para uma comunidade China-ALC com um futuro compartilhado”, disse Wang.