Beijing, 24 fev – A China continuará a apoiar o povo nepalês na escolha independente de seu próprio caminho de desenvolvimento e oferecerá apoio e assistência ao desenvolvimento socioeconômico do Nepal da melhor maneira possível, disse uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China na quarta-feira.
Matérias disseram que a decisão do governo nepalês de apresentar o acordo da Millennium Challenge Corporation (MCC) com os Estados Unidos no Parlamento há alguns dias desencadeou uma enorme controvérsia, já que protestos em massa foram realizados em lugares como Katmandu.
O Departamento de Estado dos EUA disse que o Nepal não ratificar o pacto afetará as relações bilaterais. Alguns analistas dizem que o acordo MCC dá a si mesmo uma autoridade maior do que a lei doméstica do Nepal, as atividades da equipe do programa dos EUA no Nepal não estarão sujeitas à jurisdição local e a contabilidade e auditoria do projeto são supervisionadas, gerenciadas e conduzidas pelo lado dos EUA. Especialistas no Nepal acreditam que aceitar a MCC prejudicará a segurança e a soberania do Nepal.
“A Embaixada dos EUA no Nepal descreveu a doação de US$ 500 milhões de MCC como ‘um presente do povo americano aos nepaleses’. Eu me pergunto, desde quando um presente vem com o pacote de um ultimato? Como alguém pode aceitar tal ‘presente’? É um ‘presente’ ou uma caixa de Pandora?”, disse a porta-voz Hua Chunying.
“Temo que seja como um ditado nepalês: parece bom, mas você achará a carne difícil de mastigar”, disse Hua.
Ela disse que é crença consistente da China que, ao buscar a cooperação internacional para o desenvolvimento, o princípio do respeito mútuo e da igualdade deve ser respeitado, a soberania do país em questão e a vontade de seu povo devem ser plenamente respeitadas e não deve haver interferência nos assuntos internos de qualquer país, sem condições políticas impostas, sem diplomacia coercitiva e, certamente, sem violação da soberania e interesses de outros países para ganhos egoístas.
Como vizinha amigável e parceira de desenvolvimento do Nepal, a China continuará a apoiar o povo nepalês na escolha independente de seu próprio caminho de desenvolvimento e oferecerá apoio e assistência ao desenvolvimento socioeconômico do Nepal da melhor maneira possível, disse Hua.