Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China melhora mecanismo para guiar preços de carvão dentro de faixa razoável

Beijing, 24 fev – O planejador econômico da China está se esforçando para melhorar o mecanismo de formação de preços no mercado de carvão para guiar as oscilações de preços dentro de uma faixa razoável, enquanto o país está procurando garantir o fornecimento estável de energia.

Segundo uma circular divulgada na quinta-feira, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR) classifica como “faixa relativamente razoável” para o carvão térmico de 5.500 Kcal comerciando no porto Qinhuangdao de médio e longo prazo o valor entre 570 (cerca de $90) e 770 yuans por tonelada.

Atenta aos custos logísticos e produtivos, a CNDR esclareceu que os preços na saída da mina para comércios de médio e longo prazo nas principais áreas de produção de carvão, incluindo Shanxi, Shaanxi e Mongólia Interior.

“Propor uma faixa razoável não é adotar preços governamentais para o carvão, mas estabelecer um mecanismo de regulação de faixa com base em preços formados pelo mercado”, disse o funcionário da CNDR, Wan Jinsong, acrescentando que a medida pode permitir uma melhor combinação dos papéis do mercado e do governo para evitar subidas e descidas drásticas no mercado.

O planejador econômico também se comprometeu a aumentar a capacidade do país de equilibrar oferta e demanda, fortalecer a supervisão do mercado para evitar intervenções indevidas e investigar oportunamente as práticas ilegais no mercado.

Sair da versão mobile