Beijing, 22 fev – O mais alto conselheiro político da China, Wang Yang, se reuniu na segunda-feira com uma delegação liderada por Wu Cheng-tien, presidente do Novo Partido de Taiwan, por videoconferência em Beijing.
Wang é membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês.
Saudando a participação da delegação na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022, Wang afirmou que os Jogos Olímpicos de Beijing são campo de casa comum para todo o povo chinês e o sucesso dos Jogos foi a glória para todas pessoas da China.
A participação dos compatriotas de Taiwan nos Jogos Olímpicos de Inverno de diversas formas demonstrou vividamente que as pessoas de ambos os lados do Estreito de Taiwan são uma família e buscam em conjunto o Sonho Chinês, disse ele, observando que os compatriotas de Taiwan não podem e não estarão ausentes do processo de grande revitalização da nação chinesa.
Wang elogiou o apoio do Novo Partido à reunificação nacional e sua oposição à “independência de Taiwan”, assim como seus esforços para promover o desenvolvimento pacífico das relações através do Estreito e a reunificação pacífica da pátria.
Wang expressou a esperança de que todos os compatriotas de Taiwan percebam que a reunificação nacional é uma tendência histórica, se oponham resolutamente aos atos separatistas de “independência de Taiwan” e intervenção de forças externas e ajudem a formar uma frente formidável para a reunificação nacional.
Agradecendo à parte continental por convite para participar da cerimônia de encerramento, Wu expressou a esperança de que a parte continental e Taiwan marchem em direção à reunificação pacífica por meio de trocas e diálogos, o que é expectativa comum dos compatriotas de ambos lados do Estreito de Taiwan.
“Vamos trabalhar em conjunto por um futuro compartilhado”, disse ele, acrescentando que o Novo Partido está disposto a “ser a vanguarda em acender a chama da esperança para o povo da parte continental e de Taiwan no curso da reunificação nacional”.