Beijing – Além da paixão e vitalidade dos eventos olímpicos, os emblemas de Beijing 2022 demonstram o charme da cultura tradicional chinesa.
Chamados de “Sonho de Inverno” e “Voando Alto”, os emblemas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de Beijing 2022 deixaram novamente a marca chinesa na história dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O emblema olímpico, com origem no caractere chinês “dong” (inverno), combina a essência da caligrafia chinesa e da herança cultural oriental com uma estética moderna e global.
Na parte superior do emblema está um skatista correndo para a frente, enquanto na parte inferior está um esquiador. As linhas dinâmicas no meio representam montanhas, trilhas na neve vistas durante esportes de inverno, e as fitas de seda significam um elemento frequentemente usado quando os chineses celebram a Festa da Primavera, que coincidiu com Beijing 2022.
O emblema paralímpico, com um conceito centrado no atleta, também combina caligrafia chinesa e esportes de inverno paralímpicos. Orientado em torno do caractere chinês “fei” (voar), o emblema é uma imagem abstrata de um atleta que luta pela vitória, destacando o espírito e a inspiração dos Jogos Paralímpicos de Inverno.
Lin Cunzhen, professora associada da Academia Central de Belas Artes, desenhou os dois emblemas. Seu trabalho foi selecionado entre 4.506 inscrições de todo o mundo.
“Os caracteres chineses e a caligrafia são uma ponte exclusiva para a cultura chinesa, e espero que os Jogos forneçam uma plataforma para que mais pessoas saibam sobre isso”, disse Lin.