Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China lança novo software de computação quântica

Uma equipe de pesquisa estabeleceu um protótipo de computador quântico, chamado "Jiuzhang", através do qual foram detectados até 76 fótons, anunciou a equipe em 4 de dezembro de 2020. (Xinhua)

Beijing, 18 fev – A China lançou um novo software de programação de computação quântica chamado “isQ-Core” e o implantou na plataforma de hardware quântico supercondutor do país.

Isso representa um passo significante na combinação de hardware e software de computação quântica internos, afirmou seu principal desenvolvedor, o Instituto de Software da Academia Chinesa de Ciências (ACC).

Segundo o órgão, o isQ-Core tem as vantagens de simplicidade, facilidade de utilização, alta eficiência, escalabilidade sólida e alta confiabilidade.

O software fornecerá suporte para os cientistas conduzirem as pesquisas de teoria e aplicação de computação quântica, de acordo com um comunicado do instituto divulgado na quinta-feira.

A China alcançou um rápido desenvolvimento em computadores quânticos, com os lançamentos de “Jiuzhang”, “Zuchongzhi” e “Zuchongzhi 2” nos últimos anos. Semelhantes aos computadores convencionais, os quânticos também precisam de software para gerenciar dispositivos de hardware, executar aplicativos e oferecer uma interface de usuário.

Os pesquisadores implantaram o isQ-Core numa plataforma em nuvem de computação quântica da ACC, atualmente a maior na China em termos de escala de hardware.

Sair da versão mobile