Beijing, 18 fev – A China lançou um novo software de programação de computação quântica chamado “isQ-Core” e o implantou na plataforma de hardware quântico supercondutor do país.
Isso representa um passo significante na combinação de hardware e software de computação quântica internos, afirmou seu principal desenvolvedor, o Instituto de Software da Academia Chinesa de Ciências (ACC).
Segundo o órgão, o isQ-Core tem as vantagens de simplicidade, facilidade de utilização, alta eficiência, escalabilidade sólida e alta confiabilidade.
O software fornecerá suporte para os cientistas conduzirem as pesquisas de teoria e aplicação de computação quântica, de acordo com um comunicado do instituto divulgado na quinta-feira.
A China alcançou um rápido desenvolvimento em computadores quânticos, com os lançamentos de “Jiuzhang”, “Zuchongzhi” e “Zuchongzhi 2” nos últimos anos. Semelhantes aos computadores convencionais, os quânticos também precisam de software para gerenciar dispositivos de hardware, executar aplicativos e oferecer uma interface de usuário.
Os pesquisadores implantaram o isQ-Core numa plataforma em nuvem de computação quântica da ACC, atualmente a maior na China em termos de escala de hardware.