Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

 China e Holanda fortalecerão laços e cooperação

O primeiro trem de frete China-Europa com ponto de partida em Nanjing, capital da Província de Jiangsu, leste da China, chegou ao seu destino Tilburg na Holanda, em 4 de junho de 2021. (Xinhua/Zheng Huansong)

Beijing – A China e a Holanda devem aproveitar a oportunidade do 50º aniversário dos laços diplomáticos para impulsionar as relações bilaterais e a cooperação, disse nesta sexta-feira o conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi.

Ele fez as observações durante uma conversa por telefone com o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da Holanda, Wopke Hoekstra, durante a qual ele também parabenizou Hoekstra por assumir o novo cargo.

Chamando a Holanda de parceiro importante na Europa, Wang disse que a China atribui grande importância ao desenvolvimento das relações com o país.

Os dois chefes de Estado definiram conjuntamente o posicionamento de uma parceria aberta e pragmática para a cooperação abrangente entre os dois países, o que reflete plenamente as características dos laços bilaterais e dos objetivos futuros de desenvolvimento, acrescentou.

Lembrando que este ano marca o 50º aniversário de suas relações diplomáticas, Wang apontou que os dois lados devem aproveitar esta oportunidade para implementar o consenso alcançado pelos seus líderes, aproveitar a experiência bem-sucedida na cooperação bilateral e fazer planos para o desenvolvimento futuro, de modo a contribuir mais para o desenvolvimento de ambos os países, bem como para a paz e a estabilidade do mundo.

O volume comercial bilateral e o investimento em duas direções aumentaram contra as probabilidades no ano passado, ressaltou ele, observando que a Holanda, depois da Alemanha, se tornou o segundo maior parceiro comercial da China na Europa, com o comércio bilateral ultrapassando US$ 100 bilhões. Isso reflete plenamente o grande potencial de cooperação entre os dois países, acrescentou Wang.

Ambos os lados devem continuar a aprofundar a cooperação com uma atitude de abertura e um espírito de pragmatismo, destacou, acrescentando que seu país apoia a criação de um conselho empresarial China-Holanda e saúda o lado holandês para organizar “visitas em nuvem” à China para suas delegações comerciais e econômicas.

Wang também observou que os dois lados devem aprofundar a cooperação internacional em áreas como as mudanças climáticas, acrescentando que a China espera que a Holanda apoie e participe ativamente da Iniciativa de Desenvolvimento Global e da Iniciativa Global de Segurança de Dados, propostas pela China, de modo a promover conjuntamente o desenvolvimento sustentável global.

Ele assinalou que a Holanda é um membro fundador e central da União Europeia (UE), acrescentando que, como duas grandes forças independentes no mundo, a China e a UE compartilham amplos interesses comuns.

A China e a UE devem manter o posicionamento de parceiros estratégicos abrangentes, manter o diálogo e a cooperação como pilar e garantir que as relações bilaterais estejam sempre no caminho certo de um desenvolvimento saudável e estável, explicou Wang, acrescentando que a China espera que o lado holandês tenha um papel ativo e positivo na injeção de mais estabilidade e vitalidade nas relações China-UE.

Observando que, apesar da pandemia da COVID-19, a China cumpriu seu compromisso de receber os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing como programado, Wang espera e acredita que estas olimpíadas trarão mais confiança e esperança para as pessoas de todos os países e encorajarão a comunidade internacional a praticar o espírito olímpico de solidariedade e enfrentar conjuntamente vários desafios globais.

A China parabeniza a Holanda, que enviou a maior delegação olímpica de inverno de sua história, pelo seu excelente desempenho até agora e deseja à delegação holandesa mais sucesso nos próximos jogos.

Por sua vez, Hoekstra parabenizou a China por ser anfitriã dos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing com sucesso, elogiou a maravilhosa cerimônia de abertura e a excelente organização do evento.

Ele espera que o espírito de solidariedade demonstrado nos esportes possa ser passado para a política e promover a cooperação internacional.

A Holanda, salientou ele, dá grande importância às novas oportunidades trazidas pelo 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas com a China e está pronta para fortalecer o intercâmbio bilateral em todos os níveis, aprofundar a cooperação em economia, comércio, ciência e tecnologia, esportes e assuntos internacionais, e expandir continuamente a profundidade e a amplitude dos laços bilaterais.

A Holanda apoia o fortalecimento do diálogo e dos intercâmbios entre a UE e a China, o manejo adequado das diferenças e o enfrentamento conjunto de desafios globais, como a COVID-19 e as mudanças climáticas, disse Hoekstra.

Os dois lados também trocaram opiniões sobre questões internacionais e regionais de interesse comum.

Sair da versão mobile