Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Beijing avança na candidatura do Eixo Central à lista de patrimônio mundial

Foto tirada em 4 de setembro de 2020 mostra a vista ao longo do eixo central de Beijing, capital da China. (Xinhua/Ju Huanzong)

Beijing, 14 fev – Beijing fez progresso na aplicação de inclusão de seu Eixo Central na lista dos locais de patrimônio cultural mundial, informou no domingo Liu Hongchang, porta-voz do Departamento Municipal de Patrimônio Cultural de Beijing.

De acordo com um plano de ação de três anos sobre a conservação do Eixo Central, os projetos relacionados à proteção de relíquias culturais, melhora ambiental e relocação de moradores estão bem avançados, disse Liu em uma entrevista coletiva.

“Nosso projeto de texto da aplicação foi submetido ao Centro do Patrimônio Mundial para revisão do formato antes do previsto”, acrescentou o porta-voz.

Uma série de eventos, incluindo o Diálogo Asiático para a Conservação de Patrimônio Cultural e a 44ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO, foi realizada com sucesso para a publicidade internacional do Eixo Central, segundo Liu.

O Eixo Central de Beijing tem 7,8 quilômetros de extensão, começando no sul da cidade a partir do Portão Yongding e terminando com a Torre do Tambor e Torre do Sino no norte. A maioria dos edifícios significativos da antiga cidade de Beijing está ao longo deste eixo.

Sair da versão mobile