Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Beijing 2022 visa oferecer ótimos serviços para atletas, dizem organizadores

Uma foto tirada em 27 de janeiro mostra bandeiras de delegações levantadas na Vila Olímpica para os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022 no centro de Beijing, China. (Xinhua/Xiong Qi)

Beijing – Os atletas sempre estiveram no centro das olimpíadas e os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022 não estão poupando esforços para garantir que todos eles possam trazer seu melhor desempenho, disse Shen Qianfan, diretor-geral do departamento de planejamento e operação da vila da organização de Beijing 2022.

O restaurante 24 horas é um dos locais mais populares da Vila Olímpica, com atletas postando nas redes sociais enquanto apreciam pratos tradicionais chineses.

“Os pratos mais populares são bolinhos e pato assado de Beijing. No horário de pico, oferecemos 80 patos assados no máximo”, revelou Shen.

O serviço de alimentação e de catering para os Jogos Olímpicos é muito complexo. Os organizadores levaram quase dois anos para finalizar o menu para os atletas, após cooperação e consulta com especialistas em nutrição do Comitê Olímpico Internacional (COI).

“Os atletas e os especialistas prestam mais atenção à nutrição dos alimentos, por exemplo, quantas calorias por 1.000 gramas, quanta gordura, quais são os alergênicos potenciais nos alimentos, particularmente para os atletas de alto nível. Eles seguem dietas muito rígidas. Às vezes brincamos entre nós que eles comem com calculadoras nas mãos”, explicou Shen.

“Para os atletas que têm necessidades dietéticas especiais, seguimos as exigências dos especialistas em alimentos e bebidas do COI”.

Além de catering, o comitê organizador local também levou em consideração as necessidades de entretenimento. “O centro de entretenimento tem mais de 1.000 metros quadrados. Há mesas de pebolim e bilhar. Também temos instalações de entretenimento de alta tecnologia, como um simulador 4D em alto mar e um simulador de cabine de nave espacial, então a escolha é muito rica”, afirmou Shen.

Na vila, há uma área de demonstração de cultural tradicional chinesa e também um local para os atletas experimentarem a medicina tradicional chinesa. “Esperamos que a vila possa ser um lugar onde todos possam compartilhar e desfrutar da cultura um do outro”, acrescentou o diretor.

Há também um ambulatório abrangente com 18 departamentos, incluindo tratamentos, odontologia e aconselhamento psicológico. Os serviços de emergência de ajuda médica estão disponíveis 24 horas por dia.

Os atletas também podem encontrar lavanderia, lojas de conveniência e lanchonetes na praça da Vila Olímpica.

Sair da versão mobile