Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Cientistas chineses desenvolvem ferramenta protótipo para testar COVID-19 em 4 minutos

Um trabalhador médico coleta amostra de zaragatoa nasal para teste de ácido nucleico no Oitavo Hospital do Povo de Shanghai, em Shanghai, no leste da China, em 30 de outubro de 2021. (Xinhua/Liu Ying)

Beijing – Cientistas chineses desenvolveram um sistema molecular que pode fornecer resultados de testes de COVID-19 em menos de quatro minutos.

Uma equipe de pesquisa da Universidade Fudan, com sede em Shanghai, mencionou este dispositivo protótipo portátil em um estudo publicado recentemente na revista Nature Biomedical Engineering, dizendo que pode detectar os vestígios de material genético relacionado à COVID-19 com rapidez e precisão.

O dispositivo é um biossensor eletromecânico que consiste em uma sonda ligada a um cantilever flexível de DNA de fita simples que está ligado a uma estrutura rígida de DNA de fita dupla auto-montada, de acordo com o estudo.

Ele pode realizar uma detecção rápida e ultrassensível de ácidos nucleicos em biofluidos, e também de íons, pequenas moléculas e proteínas.

Ao contrário do kit de ferramentas de qRT-PCR, ou reação em cadeia da polimerase de transcrição reversa quantitativa, o dispositivo não requer extração de ácido nucleico e procedimentos de amplificação, reduzindo substancialmente o tempo de teste, disseram os pesquisadores.

Os cientistas usaram o dispositivo para testar amostras de swab de 33 pacientes com COVID-19 confirmados por testes tradicionais de qRT-PCR, 23 amostras de pacientes qRT-PCR negativos com febre, seis amostras de pacientes com influenza A ou B e 25 amostras de pacientes saudáveis voluntários.

Ele detectou o RNA do SARS-CoV-2 em todos os 33 pacientes em apenas 0,1 a quatro minutos e em nenhum dos 54 controles negativos para COVID-19, de acordo com o estudo.

Sair da versão mobile