Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

China conquista primeira medalha de ouro em Beijing 2022 com sucesso na patinação de velocidade em pista curta

Beijing – A China conquistou o primeiro ouro olímpico no revezamento misto em pista curta.

O quarteto chinês Fan Kexin, Qu Chunyu, Ren Ziwei e Wu Dajing conquistou uma emocionante vitória no revezamento misto de 2.000m nos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing por 2m37s348, superando a Itália, que terminou em 2m37s364.

A medalha de bronze foi para a Hungria, por 2m40s900.

“Estou esperando por essa medalha de ouro há muito tempo. Sempre acreditei em nosso time e em meus companheiros”, disse Fan com lágrimas escorrendo pelo rosto após a competição.

“Estamos treinando duro todos os dias, e podemos até sentir sangue na garganta quando saímos da pista. Conseguimos!”

Wu disse emocionado : “Nossa equipe de pista curta é uma grande família. Nunca desistimos e sempre nos doamos ao máximo para todas as oportunidades de vencer.”

A vitória consolidou o domínio da China na patinação de velocidade em pista curta. Desde os Jogos de Salt Lake City de 2002, os patinadores de velocidade de pista curta chineses ganharam pelo menos uma medalha de ouro em cada um dos seguintes Jogos.

De acordo com as regras, cada equipe é composta por dois homens e duas mulheres, e cada um dos quatro patinadores percorre quatro voltas e meia na corrida de 2.000 metros.

A medalhista de prata olímpica Fan patinou na primeira etapa da corrida final, mas a corrida teve que recomeçar quando as atletas canadenses e húngaras caíram logo após a largada.

Quando a corrida começou novamente, Fan terminou a primeira etapa em terceiro, seus companheiros de equipe fizeram uma corrida de recuperação para tomar a liderança da prova. Nas últimas dez voltas, a China ampliou constantemente a vantagem, enquanto patinadores do Canadá e da Hungria colidiram. Os italianos correram para reduzir a desvantagem e terminaram 0,016 segundo atrás da China.

As potências Coreia do Sul e Holanda foram penalizadas e eliminadas da final.

Os atletas chineses ganharam até agora 14 medalhas de ouro em todas as edições dos Jogos Olímpicos de Inverno, 11 das quais vieram de patinação de velocidade em pista curta.

Na noite de sexta-feira foi realizada a abertura oficial de Beijing 2022 no Estádio Nacional. Antes do acendimento final da pira olímpica, sete portadores da tocha carregaram a chama olímpica pelo estádio. Três deles são campeões olímpicos de patinação de velocidade em pista curta, incluindo Li Yan.

“Há muito tempo sonhava em carregar a tocha olímpica”, disse Li, que ganhou um ouro e dois bronzes nos Jogos de Calgary de 1988, onde a patinação de velocidade em pista curta era um esporte de demonstração.

Junto com Li no revezamento final na noite de sexta-feira estava Zhou Yang, bicampeã olímpica, treinada por Li.

“Posso perceber o trabalho duro dos atletas de esportes de inverno da China, assim como a herança e o desenvolvimento desses esportes no país”, disse Li.

“Assim como o revezamento da tocha, a chama dos esportes de inverno será passada de geração em geração na China, e acredito que seu caminho no futuro será mais amplo e estável”, acrescentou.

O triunfo na pista curta é um bom presságio para a delegação chinesa.

“Ganhamos o primeiro ouro e vamos continuar lutando nos próximos eventos”, disse Zhang Yuting, que competiu pela equipe chinesa nas eliminatórias e nas quartas de final.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo