Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Testes mostram que vacina de mRNA contra COVID-19 da China é segura e eficaz

Um trabalhador médico injeta uma dose da vacina contra COVID-19 em um local de vacinação do Hospital Jingcheng na cidade de Ruili, Província de Yunnan, sudoeste da China, em 1º de abril de 2021. (Xinhua/Chen Xinbo)

Beijing, 26 jan – Uma vacina de mRNA contra a COVID-19 desenvolvida na China demonstrou ser segura, bem tolerada e eficaz em testes em humanos no estágio inicial, de acordo com um estudo publicado na terça-feira na revista Lancet Microbe.

A vacina ARCoV, que codifica o domínio de ligação ao receptor da proteína de pico SARS-CoV-2, foi desenvolvida em conjunto pela Academia de Ciências Médicas Militares, Suzhou Abogen Biosciences e Walvax Biotechnology Co., Ltd, com sede em Yunnan.

Os pesquisadores conduziram ensaios de fase um em um hospital em Hangzhou, Província de Zhejiang, de 30 de outubro a 2 de dezembro de 2020. Um total de 120 adultos saudáveis com idades entre 18 e 59 anos que testaram negativo para SARS-CoV-2 participaram dos ensaios, que foram randomizados, duplo-cegos e controlados por placebo.

O procedimento de vacinação incluiu duas doses, e cinco quantidades da vacina foram avaliadas nos testes: 5 microgramas, 10 microgramas, 15 microgramas, 20 microgramas e 25 microgramas.

O estudo destacou que doses de 15 microgramas induziram os títulos mais altos de anticorpos neutralizantes, aproximadamente o dobro dos títulos de anticorpos de pacientes convalescentes com COVID-19, indicando respostas imunes mais fortes induzidas pela vacina.

A vacina candidata nesses ensaios de fase um exibiu um perfil de segurança aceitável e induziu uma forte resposta imune nos participantes. Nenhum evento adverso grave foi relatado dentro de 56 dias após a vacinação, de acordo com o estudo.

Um teste multirregional de fase três em humanos com mais participantes está em andamento para testar a eficácia da vacina chinesa.

Duas vacinas de mRNA, desenvolvidas pela Moderna e Pfizer-BioNTech, foram aprovadas para uso emergencial.

A China começou a construir uma fábrica para fabricar a vacina de mRNA em dezembro de 2020 na cidade de Yuxi, Província de Yunnan. A expectativa é produzir 120 milhões de doses por ano em sua primeira fase.

De acordo com seus desenvolvedores, o ARCoV foi fabricado como uma formulação líquida e pode ser armazenado em condições refrigeradas padrão (2-8 graus Celsius), o que é conveniente para transporte e aplicação.

Sair da versão mobile