Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

NSFC e Gates Foundation financiarão pesquisa internacional para erradicação da malária

Beijing, 3 jan – A Fundação Nacional de Ciência Natural da China (NSFC, em inglês) e a Fundação Bill & Melinda Gates (Gates Foundation) lançaram um programa conjunto para pedir cooperação global em pesquisa científica em 2022 para acelerar o progresso em direção à erradicação da malária.

O programa, parte da iniciativa Grand Challenges China criada pelos dois lados em 2015, financiará projetos de pesquisa que desenvolvem soluções inovadoras para o controle de vetores da malária, incluindo estratégias de controle de vetores ao ar livre, ferramentas e produtos.

A malária é uma doença mortal, mas evitável e tratável, transmitida por mosquitos. Apesar dos progressos feitos nas últimas décadas, muitos países e regiões ainda estão sob sua ameaça. De acordo com o recente relatório global de malária divulgado pela Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 241 milhões de casos foram registrados em 2020 e, destes, 627.000 pacientes morreram.

Embora a maior parte das transmissões da malária ocorra em ambientes internos, há preocupações crescentes em torno da magnitude da transmissão ao ar livre, onde mais investimentos em avanços científicos e tecnológicos são muito necessários, apontou a Gates Foundation em um comunicado, observando os desafios para combater a transmissão da malária ao ar livre.

A China tem experiência e especialistas abundantes na eliminação da malária e foi declarada livre da doença pela Organização Mundial da Saúde em 2021.

A NSFC, uma das principais fontes de financiamento no país para pesquisa básica e exploração de fronteiras, divulgou um diretriz de aplicação em seu site afirmando que o programa conjunto financiará até seis propostas sobre controle de vetores de malária. Os projetos elegíveis devem envolver colaborações internacionais entre pesquisadores de instituições chinesas e estrangeiras.

A fundação também encorajou cientistas mulheres e pesquisadores jovens com menos de 45 anos a se candidatarem. Cada proposta selecionada receberá um aporte combinado de até 3 milhões de yuans (US$ 470.500) da NSFC e da Gates Foundation.

As instituições interessadas devem enviar inscrições online para as duas fundações até 24 de fevereiro.

Sair da versão mobile