Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Chanceler chinês pede caminho de coexistência pacífica entre a China e os EUA

Xinhua/Zhang Ling

Beijing, 20 dez – O Conselheiro de Estado chinês e Ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, pediu aos Estados Unidos que trabalhem com a China para encontrar uma forma de coexistência pacífica entre os dois grandes países.

Wang fez os comentários na cerimônia de abertura de um simpósio sobre a situação internacional e a diplomacia da China em 2021.

Os reveses e confrontos do ano passado mostram mais uma vez que a causa fundamental das sérias dificuldades e dos múltiplos desafios nas relações entre a China e os Estados Unidos reside no erro de julgamento estratégico feito pelo lado norte-americano sobre a China e das relações bilaterais, disse Wang.

Ele observou que algumas pessoas nos Estados Unidos não estão dispostas a admitir que outros países também têm direito ao desenvolvimento, não estão dispostas a aceitar o fato de que a China está se fortalecendo e fazendo progressos, não estão dispostas a concordar que a China e os Estados Unidos podem obter benefícios mútuos e resultados vantajosos para ambas as partes, e tentam formar um campo para conter e reprimir a China.

“As palavras e ações erradas do lado dos EUA não só prejudicam seriamente os interesses dos dois povos, mas também afetam seriamente a paz e a estabilidade mundial”, disse Wang.

“A posição da China é consistente e clara”. O diálogo pode ser mantido, mas deve ser igual; a cooperação é bem-vinda, mas deve ser mutuamente benéfica; é bom competir, mas deve ser saudável; não temos medo do confronto, e lutaremos até o fim”, disse Wang.

Observando que ambos ganham com a cooperação e perdem com o confronto, Wang disse que esta é a lição mais importante tirada dos intercâmbios entre a China e os Estados Unidos ao longo de mais de meio século, e a história certamente continuará a provar esta verdade.

“Espera-se que o lado norte-americano implemente com seriedade o consenso alcançado pelos líderes dos dois países, cumpra seus compromissos de ganhar confiança e trabalhe com a China para explorar o caminho da coexistência pacífica entre os dois grandes países”, acrescentou Wang.

Sair da versão mobile