Beijing — As reservas cambiais da China aumentaram para US$ 3,2224 trilhões no final de novembro, um salto de US$ 4,8 bilhões em relação ao mês anterior, mostraram dados oficiais divulgados na terça-feira.
O volume cresceu 0,15% desde o final de outubro, informou a Administração Estatal de Divisas.
As negociações no mercado cambial da China permaneceram dinâmicas e o fluxo de capitais transfronteiriços ficou bastante estável em novembro, disse Wang Chunying, vice-diretora e porta-voz da agência.
Afetado por fatores como a pandemia de COVID-19 e as expectativas para as políticas monetárias dos principais países, o índice do dólar teve um aumento e os preços gerais de títulos dos principais países subiram no mês passado, de acordo com a porta-voz.
Wang atribuiu o aumento nas reservas cambiais aos efeitos combinados da conversão cambial e mudanças nos preços dos ativos.
Com o ressurgimento da pandemia de COVID-19, a recuperação da economia mundial enfrenta muitas incertezas à medida que o mercado financeiro internacional flutua, segundo ela.
No entanto, Wang acrescentou que os esforços coordenados da China no controle epidêmico e no desenvolvimento econômico, bem como a retomada sustentada das operações econômicas, são conducentes a manter a escala das reservas cambiais geralmente estável.