Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Nova ferrovia de alta velocidade entra em operação na zona gelada da China

Harbin — Uma ferrovia de alta velocidade ligando as cidades de Mudanjiang e Jiamusi, na Província de Heilongjiang, no nordeste da China, começou a operar na segunda-feira com uma extensão de 372 km na zona gelada.

Sendo a ferrovia de alta velocidade mais oriental do país, ela estende a Ferrovia Shenyang-Mudanjiang existente no nordeste da China para se conectar com mais cidades, incluindo Jixi, Qitaihe, Shuangyashan e Jiamusi.

Passando por 173 pontes e 34 túneis recém-construídos, a ferrovia Mudanjiang-Jiamusi tem uma velocidade projetada de 250 km por hora, reduzindo o tempo de viagem entre as cidades para duas horas e dez minutos.

Niu Yongping, engenheiro-chefe do projeto ferroviário da China Railway Design Corporation, disse que a ferrovia Mudanjiang-Jiamusi é a de alta velocidade mais resistente à geada na China. Todas as ferramentas elétricas e de sinalização são feitas com materiais resistentes ao frio.

Dezoito pares de trens percorrerão diariamente a ferrovia, que pode operar de 30 a 40 graus Celsius negativos em áreas de terra congelada, gelo e neve.

Sair da versão mobile